PASSEIOS PEDESTRES - CAMINHADAS - MONTANHISMO - PEDESTRIANISMO - ALPINISMO - ESCALADA - BTT - ACTIVIDADES OUTDOOR

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Exploração de grutas na Arrabida - Lapa do Fumo

Gruta situada nos calcários do Jurássico da costa entre Sesimbra e o Cabo Espichel, a 217 m de altitude. Trata-se de uma galeria natural, que se desenvolveu ao longo de um eixo com a orientação S.E.-N.W., com cerca de 70 m de comprimento, sendo a sua largura e altura máxima, respectivamente 12 m e 7 m.
Do ponto de vista espeleológico apresenta várias e diversificadas formações estalagmíticas e estalactíticas, que pelos pedaços partidos, encontrados no chão ou pelas formações vandalizadas, se pode observar aneis mais antigos completamente hialinos. Possui ainda algumas bandeiras e outro tipo de formações.
Do ponto de vista arqueológico foi reconhecida, em 30/08/56 por E. da Cunha Serrão. Tendo sido recolhido um machado de pedra polida e vários fragmentos de cerâmica, em 28/10/56 recolheram-se 80 moedas Àrabes. O que demonstrou imediatamente a sua longa ocupação, por diferentes povos. Efectivamente trata-se de uma Necrópole do Neo-Eneolítico e do Eneolítico, que também foi frequentada sistemáticamente no Broze Pleno, na Proto-História e em diversas épocas Históricas. Isto é desde o V milénio a.C. até ao séc. XII d.C.

Sem comentários: