PASSEIOS PEDESTRES - CAMINHADAS - MONTANHISMO - PEDESTRIANISMO - ALPINISMO - ESCALADA - BTT - ACTIVIDADES OUTDOOR

domingo, 17 de junho de 2007

Caminhada do Castelo de Sesimbra ao Forte de São Domingos da Baralha









Esta caminhada vai-se desenrolar entre o Castelo de Sesimbra e o Forte de São Domingos da Baralha que se localiza entre o cabo Espichel e a ponta do cavalo, em posição dominante sobre a baia da baleeira.
Integrou, no passado, a linha defensiva do trecho do litoral denominado hoje, em termos de turismo, como Costa Azul, e que, no século XVII, se estendia de Albarquel a Sesimbra, complementando a defesa da importante povoação marítima de Setúbal.
No âmbito da completa remodelação da estratégia defensiva do reino implementada sob o reinado de D. João IV (1640-56), compreendida na defesa da costa de Setúbal, esta fortificação marítima foi iniciada somente no reinado de D. Afonso VI (1656-67). Contribuíram para os trabalhos de fortificação deste trecho do litoral, à época, os proprietários das marinhas de sal e os navegantes da Casa do Corpo Santo, tendo as obras deste forte, como as do Forte de Santiago do Outão e as do Forte de Albarquel, sido concluídas sob o reinado de D. Pedro II (1667-1706).
Considerado à época como a primeira defesa da costa da Arrábida, este forte e a Capela em seu interior, sob a invocação do Senhor Jesus dos Navegantes, encontram-se actualmente abandonados e em ruínas.

Esta caminhada de rara beleza e de dificuldade “mínima” tem uma distância de aproximadamente 14Km, acessível a qualquer um, munido no mínimo, de botas, chapéu e muita agua, pois o calor pode apertar.
Para os mais aventureiros e “magros” haverá uma surpresa do qual se devem munir de lanterna Contacto para mais informações: 91 999 6069 - Rui “MEGA”
Data da actividade - Sabado 23 Junho 2007
Ponto de encontro Telheiras: 8H00
Ponto de encontro, estrada de Sesimbra, Bomba de gasolina da Mobil a 300m da saída do Fogueteiro. 8H30

Sem comentários: